Na Natureza, as substâncias não se encontram de uma forma geral separadas, mas, sim, fazendo parte de misturas.
Um dos grandes objectivos da Química é obter substâncias das matérias-primas que, por sua vez, vão ser matérias-primas para a produção de bens essenciais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipOjm4vtu2QYdGuH64dWxK1Km1R3pJ4g0QSKbpHrJwcyDmRAfif2bAnb4msHYVYxxa1e64xXg5MF4vw3Kl3WKYB0e4UKUc1m_pvg_XRMw2WQyRiyjPoPEwAmL7vw3UZuFX3CDbFPnAgGI/s200/Petr%C3%B3leo.jpg) |
Fig. 1 - Petróleo Bruto (mistura homogénea) |
Para separa os diferentes componentes de uma mistura temos, em primeiro lugar, de isolar as diferentes fases dessa mistura e, posteriormente, tratar cada uma dessas fases separadamente, de modo a obter as substâncias que as compõem.
Misturas homogéneas - são as misturas que apresentam um aspecto uniforme, igual em toda a sua extensão.
Misturas heterogéneas - são aquelas em que um ou mais constituintes são facilmente detectáveis. Nestas misturas o aspecto não é igual em toda a sua extensão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-dh9KgFVO8rQ0QmcT7e-6bXS50ntc5O9m2-vlTHCBB_1jLyKlloB394UOpH8Mllhl1Ln2koXOe0N10kHiKyvD1dEugT2nyYXfUn5OUjyd0V149WPCffjiugSksVDKzEiKCQorrVphB2M/s200/conglumerado.png) |
Fig.2 - Conglomerado (mistura heterogénea) |
Misturas coloidais - são as que aparentemente apresentam um aspecto uniforme e, quando observadas ao microscópio, conseguem-se distinguir alguns dos seus constituintes.
Processos de separação de misturas heterogéneas
Peneiração - é uma técnica de separação que se baseia na diferença dos tamanhos das partículas das substâncias que constituem uma mistura sólida. Nesta técnica de separação utilizado o peneiro. No peneiro ficam retidas as partículas de maiores dimensões e as com pequenas passam através do peneiro.
Ex: Utilizada na peneiração da farinha
Sublimação - técnica que permite separar uma substância sólida que sublime facilmente (ponto de ebulição baixo) de outras com menor facilidade em sublimar (ponto de ebulição alto).
Ex: Separação do iodo da areia.
Separação Magnética - é uma técnica utilizada quando um dos componentes da mistura tem propriedades magnéticas.
Ex: Separação da limalha de ferro da farinha.
Decantação - utilizada para separar partículas que se encontram no seio de uma solução ou líquido. É utilizada quando existe diferença de densidades dos materiais que constituem a mistura. Este processo não nos permite a separação completa do sólido.
Ex: Utilizada para separar a areia da água.
Decantação em funil - técnica que permite a separação de dois ou mais líquidos de diferentes densidades e imiscíveis. Os líquidos são colocados num funil de decantação e, depois de repousarem, irão formar camadas, ficando o líquido mais denso em na camada inferior e menos denso na camada superior.
Ex: Separação do azeite da água.
Filtração - é utilizada para separar um sólido de um líquido ou de uma solução. A mistura passa através de um filtro. As partículas sólidas irão ficar retidas no filtro - chamado resíduo - e o líquido irá passar através do filtro - filtrado. Para que a filtração seja bem sucedida os poros do filtro deverão ter menores dimensões do que as partículas que se querem reter.
Ex: Para separar a água da areia.
Centrifugação - esta técnica permite a separação de partículas de pequeníssimas dimensões que se encontram em suspensão num líquido. A separação é conseguida, fazendo girar a mistura numa centrifugadora a grande velocidade. Após a mistura ter estado na centrifugadora, as partículas estão no fundo do recipiente, permitindo assim a separação.
Ex: Utilizada na separação dos componentes do sangue.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF8og5RgahXKfrraJYiKDifWZcSwpQ4mit6TIm-yXTdaB604wsoAcA2BGyxepr6VS95anqfVNDe0oXFskBgoenKZvIY7o9dAXUWVHTOjP-Xs5WPaoHbPOu7gHqrWFHsHbuKzQ0F4t4AVQ/s200/Imagem1.jpg) |
Fig. 3 - Decantação em Funil |
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tBWnnvqXWL0ZAnZ_NLbaFZqQ1DygTy6cAUZmKHiVingS09qoBPDkbtC_8wjKAAk5K-jpJQVSxLwsFv5NgwSyZ0gJLVgKJ7pY4rSXYvL3kSCaztNDziFScZoZejUoxCAt8=s0-d) |
Fig. 4 - Sublimação |
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v2_lWnZW5HmP6MmWLGZd3gCpzEWq3T4SJX9ztVLH8miFM0rbFxtB7LUHFB8mBnN_ACQ27CJLW4TpW9oBUwRE89J5OqRPRo77hqAe079hG9GuYRrtMxt8TzCYepZNaUVAANafVjrvCGo7DcyJR-VCA8mmwaxpWt_IUPCuHQRQ036R6hvfUE7kPJsCZZnN7tG1U=s0-d) |
Fig. 5 - Centrifugadora (centrifugação) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDJn5Zj1kkik4CUYoYZWJG13kt3JcRvUvAB5DjrNwyo0ofuFhA3SPRg-l_ZukdPOgxIWJ530i1zs0HKe66emBIzpWQnwu6VNkY8yoW7dgusnjcFtyreI-E9TUYI3ZRWub9qcPzgk5WXs3X/s200/filtracao.gif) |
Fig. 6 - Filtração |
Processos de separação de misturas homogéneas
Cristalização - processo utilizado para recuperar um sólido cristalino que está dissolvido num líquido ou para purificar uma dada substância. Este processo pode ser realizado de duas formas:
- por uma evaporação lenta do solvente de uma solução saturada - é realizada sem grandes variações da temperatura, , obtendo-se os cristais da substância a separar (quanto mais lenta for a evaporação, mais desenvolvidos ficaram os cristais;
- por um arrefecimento - utilizada quando a substância a separar (ou purificar) diminui a sua solubilidade, no solvente, com a diminuição da temperatura.
Ex: Separação da água do cloreto de sódio.
Ebulição do solvente - técnica que permite a recuperação de um sólido dissolvido num líquido. É realizada através do aquecimento da solução saturada de forma que ocorra uma vaporização rápida e turbulenta (a chamada ebulição) do solvente. Obtêm-se cristais pouco desenvolvidos pois o aquecimento é mais rápido.
Ex: Separação da água do sal.
Destilação - técnica que consiste na ebulição de uma mistura no estado líquido, seguida pela condensação dos vapores formados. É utilizada quando os vários líquidos constituintes da mistura têm pontos de ebulição diferentes. Pode ser realizada de duas formas:
- por uma destilação simples - quando os líquidos a separar têm pontos de ebulição bastante diferentes;
- por uma destilação fraccionada - quando os pontos de ebulição dos líquidos a separar são próximos.
Ex: Destilação Simples: Separação do álcool existente no vinho.
Destilação Fraccionada: Separação dos componentes do petróleo bruto.
Cromatografia - técnica de separação que permite separar substâncias de diferentes cores e que tenham diferentes capacidades de se fixar (absorver) num material sólido. Consiste na colocação da mistura sobre o papel de filtro e no seu mergulho num solvente adequado (20% de água e de 80% de álcool). Passado um pouco verifica-se que no papel de filtro há uma distribuição das substâncias conforme a sua capacidade de absorção (cromatograma).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-A8-3wOkVuCJXuIADgOinJTUljrxCSfDcdoaw_oV79ksUMuhZ2Zl9FT0UiAb9ClvV55b8CqXNyLRW7KJi0R6vbRlFQbZUVFZzT_1NF9_Wr8AIUIotQerMizGTGhUy7KH0EdZLD6wr0r8/s200/Imagem2.png) |
Fig. 7 - Destilação Simples |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6J3jwNt73_DMZyVmUVmRpLHt17O7KccsBXiH-A1LNG4kBvEMZqIF8Y-y776Y9vFrQ1i0wL5ZHMI3CVrnRmGXvfszcWMbBulWksXXzwuXVqC1CYn3CiAtwKMQ79oTXpKkhHMoYfw8EQDc/s320/cromatografia%5B1%5D.gif) |
Fig. 8 - Cromatografia |